FANDOM


The Stray é o terceiro episódio da primeira temporada de Westworld. Foi transmitido originalmente em 16 de outubro de 2016. O episódio foi escrito por Lisa Joy e Daniel T. Thomsen e dirigido por Neil Marshall.

Sinopse

Elsie e Stubbs vão para as montanhas em busca de um anfitrião perdido. Teddy, por sua vez, está em busca de um novo vilão e deixa Dolores sozinha em Sweetwater. Bernard investiga as origens da loucura e alucinações nos anfitriões, enquanto William leva Logan para um passeio.[1][2]

Enredo

O episódio se inicia com Dolores em um quarto com paredes de vidro, em uma Instalação de Diagnóstico Remoto. Bernard entra, a cumprimenta com "Bom dia" e pede para que ela se coloque online. Bernard pergunta para Dolores se alguém a colocou sob diagnóstico desde a última vez que eles se falaram e se ela contou para alguém sobre as conversas de ambos. Dolores diz "não" para as duas perguntas, porém não é totalmente explícita se ela realmente não contou nada sobre a conversa dos dois. Bernard dá para Dolores um exemplar de "Alice no País das Maravilhas", um livro que ele costumava ler para seu filho Charlie. Ele pede para ela ler uma passagem em específico: "Querida, querida. Como tudo é bizarro hoje! E ontem as coisas aconteceram como sempre. Eu me pergunto se fui mudado durante a noite".

Bernard pergunta para Dolores se o livro lhe diz algo, e ela responde que ele é como os outros livros que eles leem juntos, pois fala de mudança. Ela pergunta onde está Charlie, e Bernard responde que ele está em um lugar que Dolores não entenderia, e que talvez por isso gosta tanto de conversar com ela. Ele a coloca em Modo de Análise e indaga o motivo de ela fazer essa pergunta. Dolores diz que fazer uma pergunta pessoal seria bom para eles conversarem. Bernard se tranquiliza e continua conversando com ela. Dolores lê uma passagem onde está escrito "Mas se eu não sou a mesma, então quem sou eu?".

Dolores acorda, como nos outros dias. Ela guarda suas roupas, e quando abre uma gaveta encontra uma arma de fogo envolta por um pano. Dolores estranha a presença daquele objeto. Uma voz diz "você se lembra?" Dolores guarda a arma e isso desencadeia uma visão sua com o Homem de Preto. Ela olha a gaveta novamente, e a arma não está mais lá.

William está andando na Rua Principal de Sweetwater. Holden surge, trazendo um bandido. O bandido tenta escapar e inicia um tiroteio. Clementine é utilizada como um escudo, e William é baleado no peito (pelo fato de ele ser um humano, o tiro não lhe fere). William revida e mata o bandido. Logan aparece, fechando seu zíper. Ele fica surpreso pelo fato de William ter matado um anfitrião. Logan quer que William comemore a ocasião fazendo sexo com as prostitutas do local, ainda mais com Clementine pedindo para lhe agradecer de forma mais "direta". William, porém, decide se tornar um caçador de recompensas.

Bernard deixa o quarto com paredes de vidro. Theresa o encontra e fala sobre a inquietação da diretoria em relação aos problemas da atualização e ao uso grandioso de recursos por parte de Robert Ford para a sua nova narrativa. Theresa quer saber o porquê de sua equipe de segurança ainda estão examinando a situação se tudo já havia sido resolvido. Theresa pede para Bernard ser honesto para com ela e sai. Bernard encontra Elsie Hughes analisando Rebus para descobrir mais sobre o incidente de Walter. Ela aponta que ele matou seis anfitriões e deixou outros três vivos. Estranhamente, os seis mortos tinham matado Walter no passado - era como se ele guardasse rancor por eventos de uma narrativa antiga. Estranhamente, Walter também conversava com um homem inexistente chamado Arnold. Elsie recebe o aviso de um anfitrião desgarrado e vai procurá-lo com Ashley, enquanto Bernard decide cuidar da investigação de Walter ele mesmo.

STRAY 2

Um anfitrião atira em Teddy e Marti

Em Sweetwater, Teddy e Marti, uma hóspede, andam pela cidade. Eles encontram dois homens, se insultam e atiram uns nos outros, com Teddy e Marti vencendo e matando os anfitriões. Eles algemam o cadáver que vale uma recompensa em frente ao Mariposa e entram. Maeve reclama com Teddy sobre o morto, mas logo depois ela acaba tendo uma visão do passado ao olhar para ele.

Dolores pergunta se há um lugar para onde eles podem ir e começar uma vida. Teddy fala sobre um lugar onde "as montanhas encontram o mar". Dolores quer que Teddy a leve até lá, mas Teddy afirma que fará isso apenas "algum dia", pois ele tem contas a acertar com o seu passado. Ele a leva de volta para o rancho, e eles escutam tiros.

A cena muda para uma íris sendo reconstruída. O Dr. Ford recita uma passagem da peça Júlio César, de Shakespeare. Ele está examinando Teddy para prepará-lo para sua narrativa. Ford pergunta o que ele anseia e Teddy pede um futuro com Dolores, e não reage quando Ford friamente lhe diz que ele nunca terá isso. Ford dá um passado para Teddy de acordo com sua nova narrativa. Este passado envolve um vilão de nome Wyatt, um sargento que servia na guerra com Teddy.

STRAY 1

Um grupo de homens cerca Dolores e é confrontado por Teddy

Na rua principal, Dolores é abordada por um grupo de homens mal intencionados. Teddy surge e diz que ela não está interessada neles. Após uma rápida olhada, os homens decidem ir embora. Eles têm seu passeio e Teddy ensina Dolores a atirar. A mulher, entretanto, é incapaz de puxar o gatilho, ignorando que apenas alguns anfitriões tem essa autorização. Teddy diz que algumas mãos não foram feitas para atirar.

O xerife e Marti se aproximam e falam sobre Wyatt. Teddy decide deixar Dolores e acertar as contas com o vilão. Os dois se beijam. Dolores faz Teddy prometer voltar e ele diz que o fará algum dia em breve.

Elsie recebe um alerta sobre o Anfitrião perdido. Bernard lhe diz: "Faça algo que esteja na descrição do seu trabalho". Ela e Hughes vão até a superfície, onde encontram um grupo de homens ao redor de uma fogueira sem madeira ou chama. Eles estão discutindo sobre quem deve ir buscar fogo. Hughes e Ashley os congelam e Hughes explica que os anfitriões estão presos em um loop pois o único habilitado a ir cortar lenha é o Lenhador, justamente o robô que se desgarrou.

Eles entram na tenda do Lenhador e encontram algumas esculturas com o mesmo padrão estranho. Hughes guarda uma delas consigo e sai com Ashley para encontrar o anfitrião. Hughes aponta que a marca na escultura é a constelação de Orion.

STRAY 4

O grupo de Teddy é emboscado pelos homens de Wyatt

Teddy e o xerife conversam enquanto vão com Marti em busca de Wyatt. Teddy revela que conheceu Wyatt na guerra e que ambos eram parceiros no exército. Ele diz que Wyatt voltou da guerra com algumas "ideias estranhas". Eles encontram os corpos de vários homens amarrados e torturados. Tiros soam, indicando a presença do bando de Wyatt. Marti gosta da confusão, mas outros hóspedes decidem voltar. Eles retornam para Sweetwater enquanto Marti e Teddy distraem o grupo de Wyatt com tiros.

Enquanto isso, o Dr. Ford está cuidando de um anfitrião. Bernard se aproxima e diz que quer conversar. Ford, antes de dar atenção a ele, fala com um técnico que cobriu modestamente um anfitrião para não exibir suas genitálias. Ford lembra ao técnico que os anfitriões não sentem vergonha, frio, nada. Ele corta o rosto do robô para provar sua tese, e o descobre.

STRAY 5

Ford revela a Bernard quem é Arnold

Bernard e Ford conversam reservadamente, com Bernard expondo suas preocupações a respeito das memórias dos anfitriões que estão voltando à tona. Bernard fala sobre o fato dos anfitriões defeituosos sempre fazerem menção ao nome "Arnold". Ford revela que durante três anos antes da abertura do parque, esteve trabalhando com uma pequena equipe de coordenadores e um sócio parceiro. Esse parceiro, Arnold, foi apagado dos registros, porém foi responsável por criar uma considerável parte do parque. Ele estava interessado em criar consciência baseando-se na teoria da mente bicameral. Para Arnold, consciência era uma pirâmide com memória ao fundo, seguida de improvisação/autointeresse e um estágio desconhecido no topo.

Ford discordava disso. Para ele, os anfitriões poderiam confundir as vozes em sua cabeça com vozes de "deuses" e, assim, ficarem loucos. Além disso, ele tinha convicção de que os anfitriões conscientes não serviam ao propósito do parque. Bernard argumenta que, de alguma forma, Arnold está presente nas memórias dos anfitriões. Ford diz que Arnold morreu em um acidente (dando a entender, no entanto, que foi suicídio). Ford avisa a Bernard para não cair na mesma obsessão de Arnold, pois segundo ele os anfitriões não são reais, tampouco conscientes.

Bernard faz uma videochamada com Lauren, sua ex-mulher, como faz todos os anos no aniversário da morte de seu filho.. Ela indaga se Bernard gostaria de esquecer sua dor. O homem responde que a dor é a única coisa de Charlie que resta nele.

STRAY 3

Elsie e Ashley procurando o anfitrião fugitivo

Elsie e Stubbs continuam procurando o Lenhador. Ela pergunta o porquê do anfitrião ter esculpido Orion na madeira, e Ashley responde sarcasticamente. Elsie vai urinar, e acaba encontrando o Lenhador preso em um barranco. Ela pede para Ashley chamar uma equipe de controle. Ashley, secretamente, tenta contatar Bernard, sem sucesso.

STRAY 6

Teddy e Marti confrontam mais uma vez o bando de Wyatt

Nas montanhas, o grupo de Teddy é novamente atacado por homens de Wyatt. O xerife morre na hora. Teddy pede para Marti fugir e é morto cercado por pessoas mascaradas.

Bernard conversa com Dolores e diz que precisa decidir o que fazer com ela, pensando se será melhor restaurá-la à configuração anterior. Bernard afirma que a evolução é feita de erros e que não restaurará Dolores, contanto que a conversa entre os dois permaneça em segredo. Ele compara a situação a quando colocava seu filho para nadar.

Na Rua Principal de Sweetwater, Dolores escuta de um homem que o grupo de Teddy foi emboscado e que provavelmente todos que ficaram lá estão mortos. Ele diz que só haverá ajuda no dia seguinte. À noite, Dolores volta sozinha para o rancho e vê o gado solto. Ela percebe seu pai morto e tem uma visão do antigo Peter Abernathy. Confusa, ela é agarrada por Rebus, que matou seu pai em conjunto com Walter e outras pessoas. Depois que um convidado recusa estuprar Dolores, Rebus decide fazer isso ele mesmo. Ele arrasta Dolores para o celeiro.

STRAY 8

Dolores mata Rebus após uma voz lhe pedir

Uma vez lá, Dolores é jogada no feno. Ela vê Rebus se transformar no Homem de Preto. Uma voz diz "Mate-o". Dolores acha uma pistola, atira em Rebus e sai do celeiro gritando por sua mãe. Um hóspede atira na barriga de Dolores. A cena muda para alguns segundos antes e Dolores percebe, assustada, que não tem mais o tiro em sua barriga. Ela foge do rancho.

Ashley corta o pescoço do anfitrião fugitivo para facilitar sua remoção. O Lenhador consegue fugir e aterroriza Elsie com uma pedra. Ao invés de matar a mulher, entretanto, o anfitrião acerta a própria cabeça repetidamente, destruindo-se.

Logan reclama para William sobre o tédio da narrativa na qual eles estão. Subitamente, Dolores surge, ensanguentada. Ela desmaia nos braços de William.

Elenco

Principal

Recorrente

Notas do elenco

Curiosidades

Citações

"A única coisa impedindo os anfitriões de nos matar é uma linha no código de vocês. Sem ofensas, mas eu durmo armado."
Ashley Stubbs para Elsie Hughes

"Ele não sente frio. Ele não sente vergonha. Ele não sente nada que não mandarmos sentir."
—Dr. Robert Ford para um dos técnicos, referindo-se aos anfitriões em geral

Referências

  1. Sinopse oficial no site da HBO
  2. Sinopse no site da HBO GO Brasil
Episódios de Westworld
Primeira temporada "The Original" • "Chestnut" • "The Stray" • "Dissonance Theory" • "Contrapasso" • "The Adversary" • "Trompe L'Oeil" • "Trace Decay" • "The Well-Tempered Clavier" • "The Bicameral Mind"