FANDOM


The Original é o primeiro episódio da primeira temporada de Westworld. Foi transmitido originalmente em 2 de outubro de 2016. O episódio foi escrito por Jonathan Nolan e Lisa Joy, desenvolvedores da série, e dirigido por Nolan.

Sinopse

Em Westworld, um parque temático onde os clientes pagam caro para realizar qualquer fantasia ao lado de robôs "anfitriões", o programador Bernard Lowe alerta ao fundador da atração, Dr. Robert Ford, sobre incidentes de comportamento anormais com algumas máquinas recentemente codificadas. Enquanto isso, no parque, a narrativa previsível da filha de fazendeiro Dolores e do pistoleiro Teddy é interrompida pela aparição de um Homem de Preto implacável e, mais tarde, pelo encontro inesperado de um anfitrião com um artefato do mundo exterior.[1][2]

Enredo

Mosca entra no olho de Dolores

Dolores não reage quando uma mosca entra em seu olho.

Despida e com ferimentos, Dolores Abernathy se senta em um banco numa sala de diagnóstico enquanto é interrogada por uma voz. O homem pergunta se ela sabe onde está, e a jovem anfitriã responde que está em um sonho e que queria acordar, já que está assustada. A pessoa a tranquiliza, dizendo que não haveria nada a temer caso as perguntas fossem respondidas corretamente. Ao passo que a conversa ocorre, é possível ver uma mosca pousando no olho de Dolores, que não reage. Quando o homem pergunta se ela já questionou a natureza de sua realidade, a moça responde: "Algumas pessoas preferem ver a feiura deste mundo, a desordem. Eu prefiro ver a beleza".

Vemos Dolores acordando na casa de sua família e começando o seu dia. Conforme prescrito em seu ciclo, ela desce as escadas e diz bom dia para seu pai, Peter Abernathy, que está sentado numa cadeira de balanço. Quando o pai pergunta se ela pretende aproveitar o esplendor da natureza, Dolores diz que havia pensado nisso. Enquanto isso, ouvimos a voz perguntar sua opinião sobre os convidados. "Está falando dos recém-chegados?", Dolores responde. Ela diz que gosta de lembrar do que seu pai a ensinou, que em algum momento todas as pessoas foram novas neste mundo. Ela continua, dizendo que os recém-chegados buscam pelo mesmo que qualquer outra pessoa: um lugar com possibilidades ilimitadas, onde possam ser livres e realizar seus sonhos.

Teddy olha pela janela (The Original)

Teddy observa a paisagem de Westworld pela janela do trem.

O panorama muda para um trem que leva vários convidados para a movimentada cidade de Sweetwater. Teddy Flood, um anfitrião pistoleiro, observa a janela enquanto dois convidados conversam sobre Westworld. Um deles comenta que "aprontou muito" da última vez que esteve lá. Ao chegarem no destino, Teddy anda pela a cidade e é convidado pelo xerife Pickett a se juntar à caça do criminoso Hector Escaton. O pistoleiro educadamente recusa e vai até o Mariposa Saloon, onde pede um copo de uísque. Ele rejeita a oferta de Clementine, dizendo que prefere conquistar a comprar o carinho de uma mulher. A madame do local, Maeve Millay, comenta que ele acabaria pagando em qualquer caso. Teddy desvia sua atenção para Dolores, que estava fora do bar. Ele sai do estabelecimento e corre para encontrá-la.

Ouvimos a voz perguntar se Dolores sentia inconsistências ou repetições em seu mundo. Ela responde que sua vida, assim como todas as outras, possuía uma rotina e age como se isso fosse perfeitamente normal. Ainda assim, ela diz que acha que o curso de sua vida poderia mudar com um encontro ao acaso. Enquanto isso, vemos Teddy pegar uma lata que Dolores derrubou, e diz que estava tentando ser cavalheiro. Nota-se que os dois já se conhecem quando Dolores diz estar feliz por ele ter voltado. Ele pede para levá-la até sua casa, e Dolores monta em seu cavalo. Ela aceita a oferta de Teddy, e o desafia a buscar seu cavalo e alcança-la enquanto começa a cavalgar para longe.

Dolores e Teddy nas colinas de Sweetwater (The Original)

Dolores e Teddy observam as colinas.

Teddy e Dolores atravessam as colinas cênicas de Sweetwater e param para aproveitar a bela vista de Westworld. É visto um grande rebanho de gados, e o pistoleiro pergunta como ela faz para manter todos seguindo na mesma direção. Dolores ri e explica que havia um guia no meio deles, e que tinha um dom para descobrir qual deles era. Ela se alegra com a companhia de Teddy e diz: "Todos temos um caminho. O seu trouxe-o de volta para mim". Ela também comenta que seu pai não ficaria feliz em vê-lo, ao passo que ambos montam em seus cavalos e começam a cavalgar.

À noite, de volta ao rancho Abernathy, Dolores percebe que o rebanho está solto e comenta que seu pai não os deixaria assim tão tarde. Ela e Teddy ouvem o barulho de tiros. O pistoleiro pega sua espingarda e pede que a moça fique onde está, enquanto cavalga até a fazenda. Lá, vemos Peter Abernathy deitado no chão enquanto Rebus pergunta se ele tinha algo além de leite, claramente o provocando. O fazendeiro diz que não tinha pressa de enfrentar seu juízo, mas que iria para um lugar melhor do que o criminoso. Antes que Abernathy pudesse terminar, Rebus o mata com um tiro e derruba leite em seu cadáver. Ele incentiva seu parceiro, o bandido Walter, a praticar necrofilia com a esposa de Abernathy. Os dois são interrompidos por Teddy, que os mata antes que pudessem reagir. O pistoleiro entra na casa e se comove com a morte dos pais de Dolores.

De volta ao interrogatório, o homem pergunta: "E se eu lhe dissesse que você está enganada? Que encontros ao acaso não existem? Que você e todos que conhece foram construídos para satisfazer vontades de pessoas que pagam para visitar seu mundo?". Enquanto isso, vemos Dolores chegar na fazenda e chorar sobre o cadáver de seu pai, até ser interrompida por um misterioso Homem de Preto. Cumprimentando-a pelo nome, ele diz a ela que eles se conhecem há 30 anos e provoca a jovem. Dolores pega uma pistola, mas o homem a estapeia antes que ela pudesse fazer algo. Teddy aparece e manda que ele se afaste, mas o Homem de Preto não se intimida. Teddy dá um tiro na figura, que não tem efeito. Arrastando Dolores para um galpão enquanto ela grita, o Homem de Preto atira no peito de Teddy, matando-o. Ouvimos a voz perguntar: "O que falei muda como você vê os recém-chegados, Dolores?". "Claro que não. Adoramos os recém-chegados. Cada um deles me lembra como tenho sorte de estar viva", ela responde.

Devaneio de Clementine (The Original)

Bernard e Elsie descobrem que Clementine aprendeu um novo gesto, parte dos "devaneios".

O ciclo começa novamente no dia seguinte, com Dolores acordando em sua fazenda e Teddy indo de trem até Sweetwater. Os dois não se lembram do terror vivido na noite anterior. O belo cenário de Westworld é visto em um mapa numa instalação moderna, onde funcionários de Delos constroem, aperfeiçoam e programam os habitantes do parque. Vemos Bernard Lowe, o chefe da Divisão de Comportamento, acompanhado da técnica Elsie Hughes enquanto analisa Clementine, uma das prostitutas do parque. Eles percebem que as atitudes da anfitriã estão sutilmente diferentes, já que uma nova classe de gestos chamada de "devaneios" foi adicionada por Dr. Robert Ford, fundador do parque. Esses gestos recém-programados eram ligados à memória e tornavam os androides mais realistas. Quando Bernard sai para atender uma ligação, Elsie beija Clementine, que não reage.

Theresa Cullen, chefe da Divisão de Garantia de Qualidade, notifica Bernard de um anfitrião ativo em uma câmara fria que armazena os androides desativados. Theresa diz que, graças à atualização recente, há possibilidade de falha crítica. Bernard diz que não acredita nesta possibilidade, mas é contrariado. Ele e o chefe da segurança, Ashley Stubbs, vão até o sub-nível acompanhados de uma equipe armada para investigar. Uma vez que o sistema de refrigeração havia quebrado, eles encontraram um porão alagado e repleto de anfitriões nus, desativados e alinhados em fileiras.

No fundo do salão, dentro de um escritório com uma grande janela de vidro, o diretor do parque, Dr. Robert Ford, conversa e bebe com um anfitrião chamado Velho Bill. Os gestos de Bill, que por sinal era a fonte de distúrbio no sistema, eram visivelmente mecânicos e suas frases eram paradas e sem naturalidade. Ao ver Bernard se aproximar, Ford explica que aquele foi o segundo anfitrião construído e lembra-se das falhas frequentes e limitações dos robôs daquela época. Ele manda Bill voltar a seu lugar e desativa-o. Bernard comenta sobre os devaneios, dizendo que a evolução é notável. Ford agradece o elogio e sai do local.

O dia de Dolores começa outra vez. Ela diz a seu pai que vai fazer algumas tarefas, e Peter pede que ela seja cuidadosa e volte antes do anoitecer, já que um bandido ainda estava a solta. Ela carinhosamente ri de sua história sobre a época em que era policial e promete voltar ainda à tarde. Teddy vai ao Mariposa Saloon e avista Dolores, como de costume. Antes que ele pudesse alcançá-la, porém, um convidado que já o conhecia o interrompe. Dolores deixa cair a lata e, desta vez, o Homem de Preto pega. Ele entrega a ela e diz que tem outros planos para esta noite, antes de ir até a mesa de pôquer no Mariposa.

Xerife Pickett apresenta problemas (The Original)

Xerife Pickett começa a apresentar defeito durante uma caça à recompensas.

Um casal, Craig e Lori, se une ao xerife Pickett na caça a Hector Escaton. Nas colinas, uma mosca pousa no rosto do xerife e ele rapidamente começa a apresentar falhas. O casal, sem saber o que fazer, decide voltar para a cidade. Eventualmente, o anfitrião é levado aos laboratórios de Westworld e diagnosticado por Bernard. Ele é abordado por Lee Sizemore, chefe da Divisão de Narrativas, que teme que os constantes reparos acabem interrompendo suas histórias e culpa os defeitos à atualização. Quando Theresa sugere que todos os anfitriões atualizados fossem retirados para análise, Lee diz que as histórias não conseguiriam se adaptar à ausência de uma grande massa de androides. Bernard garante a Theresa que o código central do anfitrião está intacto, o que significa que ele não pode prejudicar um convidado. Ligeiramente tranquilizada, ela permite que Bernard execute seu diagnóstico.

Um grupo de solteiros desfrutar de algumas das ofertas indecentes do parque, com Teddy os acompanhando no passeio. Em algum outro lugar do parque, Dolores pinta perto de um rio e é abordada por uma família. Dolores ensina o garoto a alimentar um cavalo, quando ele pergunta do nada: "Você é um deles, não é? Você não é real." Ela fica perplexa e não responde, dizendo que precisa ir embora e que eles deveriam também. Mais tarde, na fazenda Abernathy, Peter descobre uma fotografia enquanto cuidava de seu rebanho. Ele mostra a imagem, que mostrava uma mulher na Times Square, para Dolores. Apesar de sua filha não ver nada demais na foto, Peter fica perturbado com o lugar retratado na foto.

Lee encontra Theresa e tenta se desculpar, mas ela não aceita. Ele admite que não deveria ter acontecido nenhuma atualização e sugere que algumas mudanças nos anfitriões fossem revertidas, já que isto seria algo com o que ninguém se importaria e ainda diminuiria os custos. Lee ainda comenta que ela tem seu apoio caso Ford perca a liderança do parque e revela que sabe que a empresa tem outros interesses além de satisfazer o desejo dos convidados. Porém, Theresa o ironiza ao mostrar que ele sabe que a diretoria possui outros interesses, mas não quais são, e que sua ajuda seria insignificante. Ela também corrige sua gramática e demonstra não se interessar no que ele diz antes de ir embora.

Walter durante o massacre (The Original)

Walter, durante um mau funcionamento, assassina vários anfitriões enquanto bebe.

Ainda aperfeiçoando o xerife Pickett, Bernard olha uma foto de seu filho e é interrompido por Elsie, que informa um sério problema com outro anfitrião. Num bar de Sweetwater, Walter massacra todos os anfitriões e aterroriza uma família de convidados, numa ação que não prescrita em sua narrativa. Quando ele vai até o cadáver de seu parceiro, Rebus, a equipe de técnicos do parque o intercepta. Bernard comenta que o incidente foi produtivo, já que confirmou que o problema estava na atualização. Theresa manda todos os anfitriões atualizados serem levados a um recall, mas Bernard diz que aquilo causaria um grande problema às narrativas existentes. Ela afirma que o problema poderia ser resolvido pelo plano de contingência de Lee, e designa a Bernard a tarefa de contar a Ford sobre a situação, uma vez que foi ele que a causou.

Bernard encontra Ford vendo a construção de um novo anfitrião. Ford não se ofende ao descobrir que o problema foi causado por ele, mesmo que Bernard não tenha conseguido dizer diretamente, mas o confronta por não ter descoberto antes. Ele comenta que foram os erros que criaram toda a evolução senciente no planeta, e que um problema ocasional deveria ser atenuado em virtude de onde chegaram.

No Mariposa Saloon, Maeve diz que não está se sentindo bem e vai embora mais cedo. Kissy, o jogador de pôquer, é revistado pelo garçom antes de ir embora. Quando ele deixa o estabelecimento, o Homem de Preto o surpreende, corta sua garganta e começa a arrastá-lo pelo chão. Kissy acorda horas depois, depois de ter sangrado litros, e é interrogado pelo misterioso homem. Ele tenta fugir, mas se desespera ao ver que estava nas colinas de Westworld, a quilômetros da cidade. O Homem de Preto começa a perguntar sobre sobre "um nível mais profundo neste jogo" e pede que ele o mostrar como alcançá-lo. Não satisfeito com a resposta de Kissy, o homem o escalpela e mata-o. Mais tarde, é revelado que seu escalpo possui um mapa desenhado.

Gangue de Hector (The Original)

Hector Escaton e sua gangue invadem Sweetwater.

Como de costume, Dolores acorda na fazenda. Ela desce as escadas e encontra seu pai, ainda na varanda, fitando a fotografia que havia encontrado no dia anterior. Abernathy começa a apresentar defeito e, ao agarrar a filha, avisa-a sobre um perigo eminente e diz que os demônios estavam no lugar. Assustada, Dolores imagina que o pai está doente e vai às pressas até Sweetwater para encontrar um médico que pudesse atendê-lo. Ao chegar na cidade, como parte de seu ciclo, ela encontra Teddy e demonstra estar feliz em vê-lo. Ela o conta sobre a situação de seu pai e pede para que o pistoleiro a acompanhe até a fazenda. Antes que Teddy respondesse, o casal vê um grupo de pessoas montadas a cavalo e cobertas por lençóis. Receoso com as novas figuras, ele sugere que esperem.

Na instalação de controle do parque, Lee apresenta aos outros funcionários sua alternativa para mascarar a ruptura nas narrativas, provocada pela retirada dos anfitriões atualizados. Ele explica que antecipou alguns eventos e melhorou outros discursos. Em Sweetwater, os cavaleiros misteriosos são revelados como Hector Escaton, Armistice e os outros membros de sua gangue. Hector mata o delegado Foss e o grupo para em frente ao Mariposa. Enquanto o líder entra no bordel, os outros criminosos iniciam um tiroteio na cidade e matam dezenas de anfitriões. Os convidados se encantam ao ver a falta de escrúpulos de Hector, que é repreendido por Maeve quando entra no bar e se justifica, dizendo que estava satisfazendo seu vício como qualquer outro lá.

No lado de fora, em meio ao tiroteio, Dolores diz que precisa voltar ao seu pai e começa a correr. Teddy tenta salvá-la e acaba sendo baleado. Na sede do parque, Lee se empolga ao saber que o discurso elaborado para Hector seria, logo, proferido. Enquanto isso, a gangue rouba o cofre do bordel e um dos homens sugere que eles raptem Clementine, já que não sabiam do conteúdo roubado. Maeve atira no rosto do criminoso para salvar a colega. Quando Hector inicia seu discurso, o convidado Craig aparece e dá um tiro no pescoço do bandido. Mais tarde, ele e sua esposa tiram fotos com os corpos de Hector e Armistice. Lee fica frustrado pelo discurso ter sido interrompido, mas Theresa o conforma. Com a história concluída, Elsie aparece vestida com os trajes locais e manda Dolores dormir, pedindo para os funcionários retirarem os corpos dos anfitriões.

Peter Abernathy surta (The Original)

Peter Abernathy acessa sua configuração anterior e é desativado.

Bernard e a divisão de Qualidade entrevistam todos os androides atualizados, mas um deles, Peter Abernathy, apresenta um comportamento anormal. A voz que entrevistava Dolores é revelada como Ashley Stubbs. Ele pergunta se o pai dela já havia questionado a natureza de sua realidade, e a anfitriã diz que ele estava assustado. Enquanto isso, Ford analisa Peter. Apesar dele pedir para que o robô acesse sua antiga configuração, Peter trava e começa a agir estranho novamente, citando Shakespeare. Bernard o desativa quando ele tenta atacar Ford, que explica que ele estava acessando memórias de uma versão anterior. Abernathy e Walter, que também apresentou defeitos graves, são mandados para ser lobotomizados, desativados e armazenados na câmara fria.

Continuando na entrevista, Stubbs pergunta a Dolores o que seu pai havia a dito. "Estes prazeres violentos têm finais violentos", ela revela. Stubbs afirma que seu código central estava intacto e promete a uma funcionária que Dolores jamais machucaria um ser vivo. Ele revela que Dolores é a anfitriã mais antiga do parque e que, por ter sido reparada muitas vezes, estava praticamente nova. Na manhã seguinte, Dolores acorda como de costume e não percebe que seu pai está sendo interpretado por um anfitrião diferente. Uma mosca pousa em seu pescoço, e Dolores a mata com um tapa sem hesitar.

Elenco

Principal

Recorrente

Notas de elenco

Curiosidades

  • O título do episódio, "The Original" (em tradução livre, O Original), provavelmente refere-se a Dolores Abernathy, que é a anfitriã mais antiga do parque.
  • Somando as reprises e exibições nas plataformas de streaming, Westworld superou True Detective e alcançou a maior audiência em uma estreia na HBO. O episódio conquistou aproximadamente 3,3 milhões de espectadores.
  • Este episódio foi dedicado ao ator Eddie Rouse (1954-2014), que interpretou Kissy e faleceu dias após a gravação de suas cenas.

Citações

"Não paguei tanto para que fosse fácil. Quero que você lute."
—O Homem de Preto para Dolores Abernathy

"Este lugar funciona porque os convidados sabem que os anfitriões não são reais."
Lee Sizemore para Theresa Cullen

"Você tem de ir. Suma. Não vê? O inferno está vazio e os demônios estão todos aqui!"
Peter Abernathy para Dolores

"'Erros' é a palavra que você tem vergonha de usar. Não tenha. Você é produto de trilhões deles. A evolução criou toda a vida senciente neste planeta usando somente uma ferramenta... o erro. [...] Mas, é claro, agora conseguimos fugir da cadeia evolutiva, não é? Podemos curar qualquer doença, manter vivo até o mais fraco de nós e, em um belo dia, talvez até ressuscitaremos os mortos. Convocaremos Lázaro de sua caverna."
—Dr. Robert Ford para Bernard Lowe, sobre o sucesso de seu trabalho.

Referências

  1. Sinopse oficial no site da HBO
  2. Sinopse no site da HBO GO Brasil
Episódios de Westworld
Primeira temporada "The Original" • "Chestnut" • "The Stray" • "Dissonance Theory" • "Contrapasso" • "The Adversary" • "Trompe L'Oeil" • "Trace Decay" • "The Well-Tempered Clavier" • "The Bicameral Mind"