FANDOM


"Por que não me faz calar a boca?"
—O Pistoleiro provocando Peter Martin no bar.
O Pistoleiro é o principal antagonista no filme Westworld - Onde Ninguém Tem Alma, que também aparece em Futureworld. Ele é um dos robôs que foram utilizados no Mundo do Oeste, em Delos. É interpretado por Yul Brynner.

História

Westworld - Onde Ninguém Tem Alma

O Pistoleiro é introduzido em um dos bares do Mundo do Oeste, quando ele esbarra intencionalmente em Peter Martin e o faz derrubar sua bebida na camisa. Ele continua o provocando ao chamá-lo de descuidado, o que irrita Peter. Após incentivos de John Blane, Peter desafia o robô para um duelo e o mata. Dois outros robôs levam seu corpo para fora do bar, para os técnicos de Delos poderem repará-lo.

No dia seguinte, o Pistoleiro invade o quarto de John enquanto ele se barbeia e o rende. Peter chega a tempo e alveja o intruso, que quebra a janela e cai do primeiro andar. O incidente faz com que Peter seja preso por assassinato.

O Pistoleiro aparece novamente após a dupla sair do bordel da Srta. Carrie, onde participaram de uma briga de bar. Nesse período, as várias falhas sistemáticas nos robôs se agravaram e os técnicos perderam o controle sobre as máquinas. Sem saber disso, após ser desafiado para um duelo, John acaba sendo baleado e morto pelo Pistoleiro. Ao notar a gravidade da situação, Peter monta em seu cavalo e começa a fugir pelo parque, sendo seguido implacavelmente pelo robô.

Na tentativa de atingir o Pistoleiro, Peter recebe um ataque surpresa e acaba perdendo sua arma. Um dos técnicos de Delos entra em pânico e tenta fugir, até encontrar Peter e explicar que ácido poderia ser útil contra o robô. O técnico acaba sendo baleado pelo Pistoleiro antes de terminar a explicação. Peter continua vagando pelo parque na tentativa de despistar o robô e, ao descer por um bueiro no Mundo Romano, descobre que os técnicos de computação do resort sufocaram até a morte após o desligamento de energia. Ele entra num laboratório de reparação de robôs, enquanto o Pistoleiro continua o seguindo pelos corredores subterrâneos. Quando o androide entra na sala, Peter finge ser um robô, joga ácido em seu rosto e foge.

Com a visão danificada pelo ácido, o Pistoleiro tenta encontrar o hóspede com seus scanners infravermelhos. Peter volta a superfície dentro do castelo do Mundo Medieval e se esconde atrás de tochas do salão, mascarando sua presença. Quando o Pistoleiro se aproxima, Peter derruba uma das tochas nele e o incendeia. A carcaça carbonizada do robô tenta o atacar nas escadas da masmorra, antes de sucumbir ao seu destino.

Futureworld

Personalidade

Ao ser introduzido, o Pistoleiro se apresenta como uma figura grosseira que provoca os visitantes de Delos a participarem de duelos com comentários depreciativos e insultos. Após o surto que danifica o funcionamento dos robôs do parque, ele se torna um ser frio e sem piedade que só descansa ao ver o adversário morto, o que aparenta o dar prazer. Ele também possui uma memória diferente da das outras máquinas, lembrando-se do que aconteceu antes de cada morte sua. Isso o torna vingativo, como notado quando ele perseguiu John Blane e Peter Martin após ter sido derrotado pelo último.

Curiosidades