FANDOM


Dissonance Theory é o quarto episódio da primeira temporada de Westworld. Foi transmitido originalmente em 23 de outubro de 2016. O episódio foi escrito por Ed Brubaker e Jonathan Nolan e dirigido por Vincenzo Natali.

Sinopse

Dolores se junta a William e Logan na caçada. O Homem de Preto, acompanhado de Lawrence, encontra uma pista crítica em sua busca pelo desbloqueio do labirinto. Dr. Ford e Theresa analisam o futuro do parque, e Maeve está intrigada com uma visão recorrente. [1][2]

Enredo

O episódio se inicia com mais um encontro entre Dolores e Bernard. Ele pergunta à anfitriã o porquê de ela ter fugido do rancho. Dolores fala sobre a dor de ter perdido sua família, e Bernard se oferece para remover essa dor. Ela nega isso, dizendo que a dor é a única coisa que resta deles nela. Dolores diz que há algo errado com seu mundo e que ela pode estar enlouquecendo. Bernard fala sobre um "labirinto" e que ela pode ser livre se encontrar o centro desse labirinto. Dolores diz que acha que quer ser livre. Ela acorda no acampamento de William e Logan com uma arma na mão.

DT 3

A equipe de limpeza removendo corpos de anfitriões do Mariposa após um tiroteio fatal

No Mariposa, Maeve está conversando com Clementine, e parece incomodada. Ela se lembra de um ataque de um grupo de hóspedes no qual ambas morreram e foram retiradas para reparação pelos funcionários do parque vestindo roupas de proteção. Maeve sai de seu transe e vai para seu quarto, onde examina o local onde deveria estar a ferida que a matou em sua lembrança. Ela desenha um esboço do funcionário do parque em um pedaço de papel. Maeve abre um espaço no assoalho para guardar o esboço, e para sua surpresa encontra diversos desenhos parecidos.

DT 4

Elsie e Bernard discutem sobre a dimensão da falha nos anfitriões

Theresa pergunta para Elsie qual a causa do comportamento estranho do Lenhador. Elsie diz que a equipe de Bernard está cuidando do problema, mas Theresa não compra essa história e diz que a sua própria equipe será a responsável por cuidar do incidente. Elsie adverte Bernard de que o problema no Lenhador pode ser algo muito maior do que eles imaginam, mas o homem responde que ela está imaginando coisas.

No acampamento, Dolores agradece a William.William quer levar Dolores para Sweetwater, mas William pretende permanecer na caçada por recompensas. Logan percebe que William está interessado em Dolores e lhe diz que ela é mais uma das iscas do parque. Logan fala sobre Delos com William, e este lhe pergunta se eles estão em Westworld a negócios. Logan responde friamente que, na sua família, tudo é negócio.

No Arroyo Sangrento, Lawrence tenta convencer o Homem de Preto a desistir de sua busca pelo labirinto e ir para Pariah. O Homem de Preto, tendo matado algumas cobras pelo caminho em busca de respostas, ignora. Ele encontra Armistice tomando banho no rio, e percebe que ela pode ser a serpente da pista dada pela filha de Lawrence. Armistice e eles se encontram, com o bando da mulher também se fazendo presente. Os homens de Armistice dizem que o grupo está cheio, e o Homem de Preto, sem cerimônia, mata dois deles para que ele e Lawrence possam entrar.

Um funcionário de Westworld conversa com Stubbs, dizendo que Dolores pode ter saído de sua narrativa, mas que é difícil dizer isso pelo trabalho do Dr. Ford em remanejar tantas coisas do parque para sua nova narrativa. Stubbs diz que Dolores deve ser removida pelo setor de Comportamento.

Na mesma aldeia (Las Mudas) onde anteriormente Lawrence e o Homem de Preto estavam, vemos Dolores. A filha de Lawrence surge. Dolores pergunta se ela é de Las Mudas e a menina responde que não, dizendo que Dolores deveria saber disso pois elas vêm do mesmo lugar. Uma voz masculina diz "lembre-se", e Dolores começa a ter lembranças de uma igreja branca. Dolores percebe o labirinto que a filha de Lawrence desenhou no chão. Um anfitrião transfigurado em xerife do local se aproxima de Dolores e diz que vai levá-la de volta ao rancho de seu pai. Dolores começa a ter diversas lembranças de eventos passados. A filha de Lawrence desaparece e não há mais um labirinto desenhado na areia.

Dolores afirma que não vai voltar para o rancho, pois seu pai está morto. O xerife agarra Dolores para levá-la à força, até que William intervém e diz que ela está com ele. O xerife solta a anfitriã, percebendo que ela está com um hóspede. William diz que ele e Logan têm uma pista sobre a recompensa que eles procuram, e sugere que Dolores fique em Las Mudas. Dolores decide ir com eles, no entanto.

À noite, Dolores fala com William sobre os diferentes caminhos que uma pessoa pode tomar. Ele pergunta qual o lugar que Dolores pertence, partindo do pressuposto de que cada anfitrião tem uma zona específica. Dolores diz que acreditava que todos tinham um caminho, e que seu pai lhe dizia que o boi desgarrado do restante do gado iria voltar para casa naturalmente. Ela observa, porém, que o boi estaria voltando para o local onde seria abatido.

DT 2

Dolores continua a ter visões de seu passado

William pergunta como ela vai encontrar seu caminho agora, e Dolores diz que há uma voz chamando-a para algo "além de tudo isso". William diz que sabe o que é isso, mas indaga se ela não quer voltar para sua antiga vida, mencionando o mundo fora do parque. Dolores pergunta sobre o mundo real, e William observa que ela não deveria notar esse tipo de declaração. De repente, Dolores se vê sozinha e a Lua se transforma em uma forte luz. Ela se vê morta no rancho Abernathy, com um funcionário do parque vestindo a roupa protetora sobre ela. Dolores sai de seu transe desmaiando nos braços de William.

Armistice mata dois anfitriões para obter informações enquanto ela e os outros continuam sua jornada. Um hóspede aproxima-se do Homem de Preto e diz que o admira, pois sua fundação salvou a vida da sua irmã. O Homem de Preto ameaça cortar a garganta do hóspede, dizendo que está de férias e que não quer ser incomodado com as coisas do mundo externo. Lawrence explica ao Homem de Preto sobre o plano de Armistice de ir até a Prisão de Los Diablos e resgatar algo. O Homem de Preto vai até Armistice e diz que vai até a prisão recuperar o que ela quer. Armistice pergunta o preço dele, e o Homem de Preto pede apenas "algumas palavras", ou seja, a história por trás da tatuagem de Armistice. 

O Homem de Preto diz que Arnold quebrou sua própria regra da impossibilidade de se morrer em Westworld, uma vez que ele mesmo morreu lá. Ele também diz que está honrando o legado de Arnold e que vai seguir a história que o parceiro de Ford deixou. Armistice concorda com a proposta do Homem de Preto e o deixa ir com Lawrence para Los Diablos.

O Homem de Preto e Lawrence são algemados e levados em uma carruagem blindada por Roe, que toma os charutos do Homem de Preto quando este lhe oferece algo para fumar. O vilão diz para Lawrence que há um loop e que ele está ali para libertá-lo. Próximo de Los Diablos, eles saem da carruagem. Roe.é criticado por Foss por não ter reconhecido Lawrence. O Homem de Preto fala que Lawrence preferia a morte por um pelotão de fuzilamento. Foss diz que vai atender a esse pedido e pede para Roe trancar o Homem de Preto em uma cela.

DT 6

O Homem de Preto em sua jornada para encontrar o Labirinto, levando Lawrence consigo

Em sua cela, o Homem de Preto encontra o que Armistice estava procurando: Hector. O Homem de Preto indaga a Hector sua visão de mundo, e Hector lhe responde que só os verdadeiramente corajosos podem entendê-lo, pois devem considerar o fato de que tudo vai acabar mal e ninguém será salvo. Ele também diz que em três dias será resgatado. O Homem de Preto diz que ele será libertado naquele momento. Ele usa seu charuto - revelado para ter um pequeno explosivo - para explodir a fechadura da cela. Antes da explosão ocorrer, ela passa pelo crivo dos funcionários do parque, sendo autorizada por Stubbs. Roe é o primeiro a  ser morto. Lawrence está prestes a ser fuzilado, mas o Homem de Preto e Hector salvam sua vida matando todos os outros homens. 

O trio retorna para o grupo de Armistice, e Hector diz que eles poderiam usar o Homem de Preto para assaltar o Mariposa. O Homem de Preto diz que quer apenas trocar algumas palavras com Armistice e que o que Hector procura não está no Mariposa. Mantendo sua parte no acordo, Armistice diz que, quando era criança, sua vila foi queimada por homens liderados por alguém chamado Wyatt. Desde então, ela tem feito tatuagens a cada homem morto em uma busca por vingança. Resta a cabeça da cobra - a ser feita assim que ela matar Wyatt.

Maeve vê uma tribo de índios passar por Sweetwater. Uma menina derruba uma estatueta de madeira estranhamente parecida com a equipe de limpeza. Maeve pede respostas, mas é ignorada. Um anfitrião diz que o boneco faz parte da religião dos indígenas e que, portanto, não deve ser compreendido.

Após fazer sexo com Bernard, Theresa se prepara para deixar o apartamento do homem. Bernard diz que ela parece estressada, e Theresa explica que a diretoria está vindo e que ela tem uma reunião com Ford no dia seguinte. Bernard dá conselhos sobre como Theresa deve lidar com essas situações e ambos se beijam.

DT 7

Theresa encontra o Dr. Ford para uma reunião

Theresa encontra Dr. Ford no parque, em meio a um enorme canteiro de obras. Os dois vão a um restaurante, que ela menciona que frequentou quando criança com seus pais. Ford pergunta se Theresa gosta de Westworld, e ela diz que quando começou a trabalhar no parque sabia que não iria gostar. Ford diz que Westworld foi concebido para ser algo diferente, e que ele fez uma aposta com Arnold sobre o equilíbrio do parque. Ford admite ter perdido a aposta, mencionando que Arnold era cínico para com a humanidade ao preferir a companhia dos anfitriões. Arnold, em uma ocasião, implorou a Ford para que ele não deixasse que o parque sofresse qualquer influência corporativa.

Ford diz que, para ele, Westworld não é um empreendimento ou parque, e sim um mundo inteiro que ele criou, sendo ele Deus e qualquer outra pessoa seu convidado. Para ilustrar isso, ele para o movimento do anfitrião que estava servindo-os e de todos os outros em um raio de centenas de metros apenas com um movimento dos dedos.

Ford explica que Arnold enlouqueceu, ao contrário dele próprio que sempre viu as coisas de forma clara. O doutor fala que sabe e controla tudo o que ocorre no parque. Ele revela a Theresa que sabe sobre o relacionamento entre ela e Bernard e utiliza isso para sutilmente ameaçá-la e impedi-la de ficar em seu caminho. Com mais um simples movimento, os anfitriões são reativados e uma escavadeira se aproxima. Theresa se afasta, visivelmente perturbada.

William e Logan encontram o homem que estavam procurando: Slim, que junto com seus capangas estava fazendo uma família refém em um bar. William pede para Dolores se afastar, pois ela pode se machucar ao contrário dele. Holden, William e Logan entram no bar, matam os homens de Slim e capturam o próprio Slim.

DT 5

Logan decide ir para Pariah encontrar El Lazo

Na volta para Sweetwater, Slim barganha com o grupo e diz que eles podem receber o dobro da recompensa se o levarem até Pariah, e que receberão a quantia de El Lazo. Logan mata Holden, dizendo para William que eles tropeçaram em um easter egg. Logan define que eles irão para Pariah agora. Irritado, William indaga o porquê de Logan estar agindo como um vilão, e o homem responde que tudo aquilo é apenas um jogo. Logan diz para Slim levá-los até Pariah.

Lawrence novamente tenta dissuadir o Homem de Preto de sua busca, dizendo que Wyatt vai matar ambos. Eles encontram um Teddy gravemente ferido amarrado a uma árvore. Teddy pede para ser morto, mas o Homem de Preto corta a corda que o prendia ao invés disso.

No Mariposa, Maeve reconhece um dos homens de Hector. Clementine indaga se Hector vive com os "selvagens", e Maeve confirma. Hector, Armistice e seus homens invadem Sweetwater novamente, causando o caos enquanto são ajudados por alguns hóspedes. Hector invade o Mariposa, em busca de seu cofre, porém é rendido por Maeve. Ela exige que eles subam e tenham uma conversa reservada.

DT 8

Reed e seus homens matam Armistice

Em seu quarto, Maeve concorda em dar a combinação do cofre em troca de algumas respostas. Ela mostra o desenho que fez dos funcionários do parque. Enquanto isso, com convidados chegando a Sweetwater em vinte minutos, os funcionários decidem terminar o roubo mais cedo. Hector diz a Maeve que seu desenho representa uma sombra, o "homem que caminha entre mundos" do folclore indígena. Ele diz que a pessoa representada veio do inferno para lhes vigiar. Do lado de fora do Mariposa, o xerife Reed e seus homens chegam e matam os homens de Hector, encurralando e dando cabo de Armistice também.

Maeve diz que foi baleada em algum momento e que precisa ter certeza de que isso é real. Ela quer que Hector a perfure com uma faca no local onde ela supostamente foi baleada, afim de encontrar uma evidência. Hector não consegue realizar o ato, e Maeve corta a si própria com a faca do homem. Eles encontram uma bala alojada em seu abdômen. Maeve diz em frenesi que ela não é louca e começa a beijar Hector apaixonadamente, ao mesmo tempo em que Reed e seu pessoal disparam do outro lado da porta e matam ambos.

Elenco

Principal

Recorrente

Notas de elenco

Curiosidades

Citações

"Isso não é a porra de uma falha."
Elsie Hughes para Bernard Lowe, sobre os problemas com os anfitriões

"Escolhas, Lawrence. Sabe, você prefere acreditar que está à mercê das minhas para não ter que pensar nas suas próprias. Porque se pensasse em suas próprias escolhas, encararia uma verdade que não compreenderia: que nenhuma escolha que fez foi realmente sua. Você sempre foi um prisioneiro. E se eu lhe dissesse que estou aqui para libertá-lo?"
—O Homem de Preto para Lawrence

"Aqui, nós éramos deuses. E vocês... apenas nossos convidados."
—Dr. Robert Ford para Theresa Cullen sobre os membros do Conselho e investidores

Referências

  1. Sinopse oficial no site da HBO
  2. Sinopse no site da HBO GO Brasil
Episódios de Westworld
Primeira temporada "The Original" • "Chestnut" • "The Stray" • "Dissonance Theory" • "Contrapasso" • "The Adversary" • "Trompe L'Oeil" • "Trace Decay" • "The Well-Tempered Clavier" • "The Bicameral Mind"