FANDOM


Contrapasso é o quinto episódio da primeira temporada de Westworld. Foi transmitido originalmente em 30 de outubro de 2016. O episódio foi escrito por Lisa Joy e Dominic Mitchell e dirigido por Jonny Campbell.

Sinopse

Ao chegarem a Pariah - uma cidade tomada pela decadência e transgressão - Dolores, William e Logan são recrutados para uma missão perigosa. O Homem de Preto encontra um improvável aliado em sua busca pelo desbloqueio do labirinto.[1][2]

Enredo

O episódio se inicia no Armazém Frio, com o Dr. Ford conversando com seu amigo e anfitrião Velho Bill. Ele pergunta se Ford tem alguma história para contar. Robert conta uma história de sua infância, quando tinha um galgo, um cão de caça que corria em círculos perseguindo um pedaço de feltro como se fosse um coelho. Bill não reconhece o nome "galgo" e dá uma resposta pré-determinada. Ford conta como ele e o irmão levaram o galgo para o parque e tiraram sua coleira. No instante seguinte, o galgo perseguiu um gato e o matou. Após isso, ele ficou sentado e confuso, pois havia finalmente pego algo que estava perseguindo e não sabia mais o que fazer.

Passo 1

Dolores e Logan em Pariah

Dolores está de pé em um cemitério perto de Pariah, com uma voz dizendo "encontre-me". Dolores responde "Me mostre como". Ela desperta da visão e percebe que está junto de William, Logan e Slim. Eles olham para Pariah e Logan menciona as perversões da cidade. William pergunta a Dolores se ela está bem, pois ele a ouviu falar com alguém, e ela lhe responde que está bem. Logan diz que quanto mais longe eles se afastam de Sweetwater, maiores ficam as narrativas e que Pariah é diferente do restante de Westworld. Logan diz que está pensando em comprar o parque através da Delos. Ele diz que o lugar foi iniciado por uma parceria, mas um dos envolvidos morreu, além de que o homem por trás de tudo aquilo é um mistério. William observa a natureza peculiar do parque.

Passo 2

Os Confederados

O Exército de Nova Virgínia passa por Pariah, e Logan diz que aqueles são os Confederados. Dolores diz que seu pai lhe falou desses homens, soldados que após a guerra recusaram a rendição e que agora trabalham como mercenários. Logan acredita que eles sejam a chave para o verdadeiro "jogo", a guerra, cujo início seria na fronteira. Logan observa, porém, que nunca ninguém foi tão longe.

Passo 3

O Homem de Preto continua em sua busca insaciável pelo labirinto, agora levando Teddy consigo

O Homem de Preto continua andando a cavalo, com um gravemente ferido Teddy em outro cavalo mais atrás e Lawrence a pé e seguro por uma corda. Aparentemente, o vilão quer que Teddy o leve até Wyatt. O Homem de Preto diz para Lawrence que todos têm um caminho, e que o seu caminho o levou até ele.

Passo 4

O menino anfitrião

Subitamente, surge um menino, que pergunta se eles estão perdidos. O Homem de Preto pede para o garoto ir buscar água para Teddy, embora Lawrence observe que eles já têm água. O Homem de Preto menciona que o garoto é muito pequeno e esvazia o cantil com água. Ele diz a Lawrence que estava errado e que o seu caminho o levava, na verdade, até Teddy. Dito isso, o Homem de Preto corta a garganta de Lawrence e o pendura em uma árvore, fazendo com que seu sangue seja derramado na bolsa vazia (para ser dado a Teddy e permitir que ele continue vivo).

Enquanto isso, Felix Lutz e Sylvester, dois empregados, estão trabalhando no corpo de Maeve. Felix observa que a lesão na barriga de Maeve faz parecer que ela própria se cortou em busca de algo dentro de si mesma. Quando Felix é deixado sozinho, ele abre um armário e observa o que parece ser um pássaro morto em uma bandeja.

Teddy acorda. O Homem de Preto diz que alguns litros de Lawrence lhe fizeram bem. Ele diz que quando Westworld foi aberto, ele abriu um anfitrião só para ver milhões de pecinhas, mas que depois eles mudaram para carne e sangue para ficarem mais reais. O Homem de Preto diz que foi dito que isso era para melhorar a experiência do parque, mas que na verdade foi algo para cortar custos. O vilão diz que a humanidade de Teddy foi apenas uma questão de preço. Quando o vilão menciona que Wyatt está com Dolores, Teddy resolve juntar-se à sua busca. Quando eles saem, o garoto retorna de sua procura por água e observa o corpo de Lawrence. O Homem de Preto diz para ele não se preocupar, pois logo uma equipe de limpeza irá recuperar o corpo.

Em Pariah, é noite e Dolores começa a ter algumas visões passadas. Ela conversa com William, questionando caminhos e escolhas. Dolores também diz que todos querem mudar sua vida. William menciona como as pessoas podem mudar e serem quem elas quiserem em Westworld. Dolores não entende o que William quer dizer ao mencionar o mundo real e o homem fala que ela não deveria perceber isso. Dolores diz que o mundo está lhe chamando como nunca fez antes.

Um desfile começa nas ruas de Pariah. Logan diz que "El Lazo" concordou em se reunir com eles no dia seguinte, mas que há um bordel que ele recomenda, deliberadamente fazendo Dolores se afastar. Dolores assiste o desfile, e acaba se vendo junto aos foliões. Ela corre atrás de si mesma e desmaia.

Passo 5

Dolores é diagnosticada pelo Dr. Ford

Dolores acorda sendo diagnosticada pelo Dr. Ford. Robert pergunta onde ela está, e Dolores responde que está em um sonho. Ele pergunta se ela sabe o que o sonho significa, e Dolores responde que eles não significam nada. Ford contrapõe, dizendo que os sonhos são tudo: a história de quem eles querem ser e quem poderiam se tornar. Ford diz que Dolores deve se lembrar de alguém, e indaga se ela está conversando com Arnold, pois acredita que atrás de todas as atualizações ele está dentro de sua mente. Dolores diz que não está ouvindo vozes, tampouco conversando com Arnold.

Ford aperta a mão da aniftriã, começando a machucá-la. Ele a coloca em Modo Análise e pergunta qual foi a última vez que ela falou com Arnold. Dolores responde que faz 34 anos - desde o dia de sua morte. Ford pergunta se ela e Arnold conversaram novamente após isso, e Dolores diz que não. Ford indaga qual foi a última coisa que Dolores falou com ela, e Dolores responde: "Ele me disse para ajudá-lo. A destruir esse lugar". 

Ford recoloca Dolores online e pede desculpas pelo procedimento, pois ela é a única pessoa presente quando Arnold morreu que entende o que aconteceu. Dolores pergunta se ela e Ford são velhos amigos, e Ford diz que não. Ford sai, deixando Dolores sozinha no cubículo de vidro. Dolores fala sozinha e diz que não contou nada para Ford. 

Mais tarde, Felix é visto trabalhando no pássaro morto. Fica claro que o pássaro é, na verdade, artificial e que foi criado da mesma maneira que os anfitriões foram. Subitamente, Sylvester entra na sala e repreende Felix, dizendo que ele está usando propriedade corporativa e que deve se livrar dos itens a fim de manter seu emprego. Ele diz que eles devem trabalhar em um corpo, surpreendentemente Maeve, de novo. Eles retiram uma bala no mesmo local onde Maeve havia sido baleada anteriormente, o que deixa Felix confuso.

No dia seguinte, Logan, William, Dolores e Slim vão se encontrar com El Lazo. Quando eles chegam à mesa do homem, é revelado que ele é ninguém mais ninguém menos do que Lawrence. Logan diz que, em troca de devolver Slim, quer conhecer os Confederados. No meio das negociações, Dolores sente-se estranha novamente, imaginando uma velha capela branca. Ela se aproxima de El Lazo e diz que eles podem lhe ajudar.

Passo 6

O comboio de nitroglicerina da União prestes a ser roubado

Lazo informa que a União tem um comboio de nitroglicerina que está se movendo pelo parque, e que seria importante para os Confederados terem essa arma. Lazo diz que ele e seus homens não são bem vindos daquele lado da fronteira, e que portanto Logan e seu pessoal devem realizar o serviço. William, Dolores, Logan e Slim emboscam o comboio. Logan torna-se violento e agride um dos anfitriões soldados, o que provoca um tiroteio e força William a matá-los. Slim acaba morrendo na batalha. Seu corpo é devolvido para El Lazo, que recebe a nitroglicerina e a vende para os Confederados, que confessam que o homem fez jus à sua fama. Eles pretendem iniciar uma guerra logo, porém Lazo sugere que eles passem uma noite se divertindo em Pariah.

Elsie está trabalhando em um anfitrião que ela chama de Bart. Ela percebe o Lenhador sendo levado. Os funcionários dizem que estão levando o Lenhador para a Gestão de Rebanho e, em seguida, para o incinerador. Elsie entra na área e é percebida por Sylvester e Felix. Elsie vai até um funcionário chamado Destin, Ela lhe chantageia, mostrando um vídeo dele fazendo sexo com um anfitrião e diz que todos saberão do vídeo se ele não autorizar que ela dê uma olhada no corpo do Lenhador. Aterrorizado, Destin aceita a chantagem. Elsie investiga o corpo do Lenhador e, para sua surpresa, encontra um uplink de satélite. Assombrada, Elsie conta o que viu para Bernard. Ela diz que a constelação de Orion realmente tem três estrelas, pois o que estava sendo esculpido pelo Lenhador era um alvo. Elsie diz que alguém está contrabandeando informações para fora do parque.

O bordel de Pariah é diferente de qualquer coisa já vista em Westworld. Um Confederado tenta convencer William e Logan a se juntarem à guerra, mas William não quer. William e Logan têm uma discussão acalorada, com William ressaltando que não quer fazer parte desse jogo. Logan leva isso como uma piada, dizendo que William poderia mudar de lado e se juntar à União quando quisesse. William repreende Logan, pois por sua causa ele teve de matar um homem desarmado e não se pode nem ao menos chamar de herói por conta disso. Logan responde que não existem heróis nem vilões ali. Logan expõe que William trabalha como ele e que só foi colocado na vice-presidência executiva porque ele sabia que William jamais seria uma ameaça ao seu poder. Além disso, Logan mostra-se desrespeitoso em relação a William casar-se com sua irmã. O confronto se intensifica até William notar que Dolores se foi.

Passo 7

Dolores encontra uma cartomante

Dolores encontra uma cartomante e vê que uma de suas cartas é realmente o labirinto. A cartomante se transforma em outra Dolores, e quando a anfitriã quer saber o que está acontecendo, a segunda Dolores diz que talvez ela esteja se desvendando. Dolores vê um fio no seu pulso. Ela começa a puxar o fio, abrindo uma grande ferida em seu braço. Assustada, ela olha para a cartomante e não vê ninguém ali, além de perceber que a ferida se foi e não há nenhum fio exposto. Dolores sai do bordel e percebe El Lazo bombeando a nitroglicerina para o cadáver de Slim, enquanto enche os vidros da substância com Tequila. Ela volta para o bordel para salvar William, dizendo que Lazo estava enganando-os o tempo todo.

William decide que não quer fazer parte daquele jogo doentio, e parte com Dolores. Enquanto isso, os soldados confederados estão brincando de jogar uma garrafa com o que eles pensam ser nitroglicerina. O vidro se quebra, revelando que há apenas tequila ali. Dolores diz para William que eles têm de ir e que podem fazer isso juntos, além de que ela também precisa dele. Ambos se beijam. Durante a fuga eles encontram Logan sendo surrado por dois confederados. O homem pede ajuda, mas William lhe vira as costas e foge com Dolores.

Passo 8

Dolores salva William

A dupla é cercada por vários soldados em um beco. William mata alguns, e surpreendentemente é salvo por Dolores. Ele indaga como ela fez isso, e Dolores diz que imaginou uma história onde ela não precisaria ser a donzela. Os dois partem no trem para fora de Pariah, e encontram Lazo carregando um caixão com o corpo de Slim. Inicialmente William e Dolores enfrentam o homem, mas depois os três abaixam as armas e Lazo diz que eles podem lhe chamar de Lawrence.

O Homem de Preto e Teddy estão sentados em um bar. Inesperadamente, o Dr. Ford surge e se junta a eles. O Homem de Preto diz que aquela é uma rara honra, e que está oferecendo sua contribuição como o vilão que faltava ao parque. Robert diz que a urgência do homem em Wyatt não é algo que se encaixa. O Homem de Preto está curioso sobre Wyatt, e indaga se ele é apenas mais um anfitrião ou se finalmente é um adversário digno e que o impediria de chegar ao centro do labirinto.

Robert está curioso para saber o que ele pretende encontrar lá. O Homem de Preto diz que há algo mais profundo e significativo no parque que ele vai encontrar. Ford responde que, se ele quer a moral da história, é só perguntar. O Homem de Preto diz que precisaria de uma pá, pois o homem a quem perguntaria isso morreu 35 anos antes e quase levou Westworld consigo. Quase, pois aquela é a razão de ele ainda estar lá. Ele pergunta o que encontraria dentro de Ford. Antes que Ford possa ser ferido, Teddy segura a mão do Homem de Preto, como se fosse guarda pessoal de Ford. Ford diz que não queria atrapalhar a jornada de auto-descoberta do Homem de Preto, levantando-se, dando umas leves palmadas nas costas de Teddy e indo embora.

De noite, Felix volta a trabalhar no pássaro morto. Ele é distraído por um barulho, mas não vê nada de errado. Depois de alguns momentos, o pássaro funciona e começa a voar pela sala. Felix se vira para observar o pássaro, e percebe que ele está no dedo de Maeve, que está acordada. Maeve diz, enquanto sorri para o pássaro: "Olá, Felix. É hora de eu e você termos uma conversa".

Elenco

Principal

Apoio

Notas de elenco

Curiosidades

Citações

"Sua humanidade é mais econômica. Assim como seu sofrimento."
—O Homem de Preto para Teddy Flood

"Ele disse que eu iria ajudá-lo [...] a destruir esse lugar."
Dolores Abernathy, em modo de análise, para Dr. Robert Ford

"Você ainda não entendeu? Heróis e vilões não existem, é apenas uma enorme roda de masturbação."
Logan para William

Referências

  1. Sinopse oficial no site da HBO
  2. Sinopse no site da HBO GO Brasil
Episódios de Westworld
Primeira temporada "The Original" • "Chestnut" • "The Stray" • "Dissonance Theory" • "Contrapasso" • "The Adversary" • "Trompe L'Oeil" • "Trace Decay" • "The Well-Tempered Clavier" • "The Bicameral Mind"